segunda-feira, 20 de abril de 2009

Romeu e Julieta

A peça Romeu e Julieta foi escrita por Willian Shakespeare no início de sua carreira, entre 1591 e 1595. A peça fala sobre um casal, no qual cada um pertence a famílias rivais que são ricas e aparentadas do príncipe de Verona. As cenas passam-se em Verona e em Mântua na Itália. Romeu e Julieta é dividida em cinco atos, cada um contém em média quatro cenas.

Os personagens da peça são compostos por ESCALA, príncipe de Verona, PARIS, parente do príncipe, MONTÉQUIO e CAPULETO, um velho da família Capuleto, ROMEU, filho de Montéquio e JULIETA, filha de Capuleto, MERCUCIO, amigo de Romeu, BENVÓLIO, sobrinho de Montéquio, TEOBALDO, sobrinho de Capuleto, FREI LOURENÇO e FREI JOÃO, da Ordem de S. Francisco, BALTASAR, criado de Romeu, SANSÃO E GREGÓRIO, criados de Capuleto, PEDRO, criado da ama de Julieta, ABRAÃO, criado de Montéquio. Um boticário, três músicos, dois pajens de Paris. Um oficial. A senhora de Montéquio. A senhora de Capuleto. Cidadãos de Verona, meirinhos, mascarados, guardas etc. Coro.



O primeiro ato se inicia com um desentendimento entre os criados de Montéquio e de Capuleto, logo a briga aumenta com os mais rivais que vão se juntando até a chegada do príncipe que foi chamado para acalmar os ânimos e proibiu lutas nas ruas. Logo depois entra em cena Romeu lamentando um amor não correspondido.

Enquanto isso, na casa dos Capuleto, Paris vai até lá para pedir a mãe de Julieta a seu pai, ao chegar a notícia até seus ouvidos, ela não aceita. Na mesma noite há uma festa na casa do Capuleto e é nela que Romeu, ao entrar de penetra, conhece Julieta e se juram amor eterno. No dia seguinte resolvem casar-se, sem ninguém saber, apenas o Frei Lourenço, que se dá o fim do segundo ato.

No terceiro ato, ao Romeu envolver-se numa briga e matar Teobaldo, ele acaba por ser desterrado e no quarto ato Julieta é forçada a casar-se com Paris. Ela logo foi se lamentar com o Frei Lourenço, e ele teve uma idéia de dar uma poção que vai fazê-la parar de respirar, ficar branca e fria como se tivesse morrido, mas 48 horas depois ela estaria normal novamente e que nesse espaço de tempo ele mandaria uma carta para Romeu avisando do que ocorreria. Mas esse não foi o esperado. Tudo acabou dando errado. No quinto e ultimo ato, frei João que ficou responsável por entregar a carta a Romeu não conseguiu chegar até ele em Mântua e teve que voltar. Romeu soube do ocorrido por Baltasar e voltou rapidamente para Verona. Quando ele chegou ao sepulcro, o Paris estava lá e começaram a lutar. Paris morreu na luta. Romeu tomou um veneno que tinha encomendado, logo que caiu, Frei Lourenço chegou e Julieta acordou. Ao ver o seu amado caído, o beijou e reclamou por ele não ter deixado nenhuma gota do veneno para que ela morresse junto dele. Quando ela escutou passos em sua direção, pegou um punhal e enfiou em seu peito.

Logo chegaram várias pessoas, inclusive os pais do casal morto e o príncipe. O príncipe pediu explicações sobre o ocorrido e o Frei contou sobre tudo. Então as duas famílias resolveram, tardiamente, se acertar.

A peça é essencialmente trágica onde famílias aparentadas são rivais e há o amor não compreendido entre elas. Ao pensarmos que a história iria ter um final feliz, Shakespeare nos faz uma surpresa nos mostrando um final mais trágico que todo o enredo da peça. Ao morrer o amigo, o primo, a mãe, o candidato a noivo e os personagens principais, estes, não conseguindo alcançar a felicidade que desejavam, mostra a característica de uma peça totalmente trágica, na qual, somente no final, a morte dos dois adolescentes acaba unindo as duas famílias.

Nenhum comentário: