segunda-feira, 20 de abril de 2009

O gibi do momento

A Mônica Jovem causa sensação entre crianças e adolescentes




A turminha que antes tinha 7 anos de idade já há 5 décadas, agora tem 15. Deixaram de lado o ser criança e agora são jovens. Uma turminha que antes só brincava, e tinham certos namoricos, agora tem que lutar com forças do mal e abordam temas mais sérios como sexo, violência e drogas.

Turma da Mônica Jovem é mais uma autoria do desenhista, Maurício de Sousa. Ele, numa manobra incomum no mundo dos quadrinhos, acaba de reinventá-la.

Em entrevista com a revista Veja, Maurício de Sousa, o criador da turminha, explicou porque os novos gibis fazem tanto sucesso. Para ele, se antes adolescentes de 14 anos ainda liam e gostavam dos seus gibis, hoje eles começam a deixar de lê-los aos 7. Aos poucos, passam a considerar a Turma da Mônica coisa de criança e a comprar mangás japoneses.

De acordo com ele, são vendidos 200 mil exemplares do gibi da ainda criança e hoje, com a Mônica Jovem, são vendidas 410 000. é notável o sucesso da nova turma “amadurecida”.

Em comunidades do Orkut, o desenhista recebeu algumas críticas, afirmando que ele estava apelando. Mas, ainda em entrevista com a Veja, Maurício afirmou que crianças não sabem que vestidos curtos e roupas decotadas tem a ver com sexualidade, para elas isso tudo apenas faz parte da moda.

Desde a Turma da Mônica criança, o criador da turminha já estava fazendo mudanças. Um exemplo foi com a família do personagem Xaveco que tinha os pais separados, assunto que antes não era abordado na revistinha, mas que para Maurício, isso hoje é bastante comum, principalmente pra ele, que é casado pela quarta vez, tem filhos de diferentes idades, indo de 49 a 12 anos.

Outro diferencial nestes novos exemplares da Mônica Jovem é que eles são em forma de Mangá é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, ou seja, a leitura das páginas é feita da direita para a esquerda. A Mônica Jovem ainda é em estilo ocidental, lido da esquerda para a direita, mas assim como o mangá, o conteúdo é impresso em preto-e-branco.

Apesar de todas as explicações do desenhista, ainda são crianças as maiores leitoras dos gibis, e esses temas abordados são marcantes mesmo para os pais que temem seus filhos saberem sobre esses assuntos. Por mais que no mundo haja pessoas violentas e inúmeras maneiras de cometer crimes, os pais pensam que se os filhos não souberem fica mais fácil de protegê-los. O que acaba não sendo verdade, pois informação acaba prevenindo. Por mais que a criança seja pequena, ela entende por que não deve aceitar doces de estranhos e não vai ser simplesmente porque “mamae não deixa”.

A nova revistinha de Maurício de Sousa promete abordar novos temas para alertar crianças e fazer com que adolescentes se identifiquem com as histórias. Mais uma inovação do desenhista, acompanhando as crianças a caminho do futuro.

Nenhum comentário: