domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal: festa do Papai Noel ou de Jesus Cristo?




O Natal é uma festa para celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os católicos, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, mas estudiosos dizem não ser possivel o nascimento nesta data por afirmações dos próprios profetas na Bíblia detalhando o clima quando Ele nasceu, o que se torna totalmente ao contrario do que é hoje. Apesar disso, a comemoração é bastante comum entre os cristãos. E vários costumes foram adquiridos e perdidos ao passar dos anos.

Hoje, podemos perceber um pouco que a verdadeira símbologia do Natal está se perdendo. Há pessoas que acham que Natal é apenas para a troca de presentes. E a maioria das pessoas que pensam dessa forma são crianças.

As crianças pensam assim por causa do símbolo do Papai Noel, que originou-se de São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no século IV. “Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.”

Com a ajuda do professor de literatura grega Clement Clark Moore, que lançou um poema feito para seus seis filhos falando sobre o papai noel, a ideia do bom velhinho, voando em suas renas e entrando nas chaminés para distribuir presentes, foi passada para todo o mundo. Dessa mesma forma, mais tarde também originou a idéia de colocar o sapatinho na janela, meias no chaminé, biscoitos para o papai Noel comer quando deixar os presentes, se comportar durante o ano, entres outras situações das quais as crianças brincam com a imaginação.

A árvore de Natal, segundo estudiosos, partiu de Lutero, que ao deitar-se embaixo de um pinheiro à noite, viu o céu estrelado. Pegou um galho do pinheiro, levou para casa, colocou num vaso, e nas pontas do galho ele acendeu pequenas velas, chamou sua esposa e filhos e disse-lhes que era dessa forma que o céu deveria ficar no dia do nascimento de Jesus Cristo.

Apesar de alguma pessoas não saberem o real significado do Natal, não quer dizer que eles também não o comemorem. Apesar dos mais velhos saber da inexistência do Papai Noel, eles cultivam a criatividade das crianças que os cercam, pelos simples fato de perguntar: o que tu queres que Papai Noel te dê de presente?.

O espírito do Natal, é sempre de ajudar o próximo, dar presentes para famílias carentes. Infelizmente só dura um mês. Mas com certeza, para muitas familias é a melhor época de suas vidas. O Natal, para estudiosos não quer dizer nada, para os cristãos, é o nascimento de Cristo e para as crianças, é o Papai Noel. Tudo depende de quem está vivenciando esta época.





"Um Feliz Nata! E que Deus lhe guarde um próspero Ano e Felicidade!"

Nenhum comentário: