quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Primeiras experiências

Vejo todas as minhas amigas trabalhando...Ou fazendo um "bico" aqui, outro ali.
Uma proposta de estágio eu neguei para ir ao Enecom. Se eu aceitasse, quando poderia ter férias para ir à um Encontro de estudantes, ou um Congresso? Fiquei sem saber responder e optei logo pelo encontro. Ainda estou no 2º período, pensei, então tenho que aproveitar, iria ganhar experiência e dinheiro, mas talvez nem aproveitasse a vida universitária.
O Enecom foi uma ótima experiência, contando que foi a primeira vez que viajei só (sem pais e parentes) com os amigos. Gostei tanto que repetiria a dose e agora que já sei como funciona mais ou menos os esquemas dos encontros, participarei mais no próxim. Gostaria também que eles oferecessem mais coisas que interessem aos estudantes de comunicação, como o que estamos esquematizando com o projeto do Mixcom.
Nós, da C.O. queremos muito que o projeto saia do papel (ou ao menos, chegue até ele), pois o que queremos oferecer nesse encontro é algo que nenhum outro já teve (acho). Começando pela organização, que eu prezo eu qualquer lugar, queremos oferecer mini-palestras e oficinas que tenham a ver com o nosso curso de Comunicação e não que seja algo como: oficina de trançado de cabelo. E nem palestras sobre política, militancia etc. pois não são todos os estudantes que gostam dessas coisas e o que acaba afastando-os dos encontros, ou só resta o turismo pela cidade onde é realizado o evento.
Não sei fazer projetos, não faço a menor idéia por onde começar. Mas garanto que durante a organização eu vou trabalhar bastante e fazer com que fique tudo organizado. Sei que se eu não conseguir, vou ficar estressada, porque com toda a certeza, ninguem gosta que as coisas deêm errado, ainda mais uma que estamos trabalhando durante tanto tempo e com uma grande espectativa de que tudo saia como planejado.

Como escritora, estou com medo. Comecei achando que escrevia bem, depois que comecei o curso, percebi que há excelentes escritores estudando comigo e acabo não me achando apta para a profissão. Já comecei a ler, leio, mas não o bastante, gostaria de ler mais. Durante uma entrevista que fiz hoje, percebi que eu não leio nada, apesar d'eu já saber isso.
Hoje, os familiares de um jornalista falecido me contaram que pra onde ele ia, levava uma revista, um livro, um jornal, sempre estava lendo. Nas horas das refeições, num restaurante, antes da pestana e mesmo quando acordava, já era com algum desses veículos embaixo do braço. Eu gostaria de ser assim, mas não sei se ainda tenho jeito, ou se tem que nascer com o dom.
Outra coisa que muito chamou minha atenção, é que ele exercia a função de jornalista investigativo e é justamente o que eu tenho vontade de fazer... mas durante a entrevista e os familiares me contando as histórias do que ele enfrentava pra continuar a carreira e mesmo assim nunca desistiu, passou por cima de muitas autoridades e continuava fazendo seu trabalho com amor e dedicação, não sei se conseguirei ser assim. As vezes é "só fogo de palha", mas me apaixonei por esse lado do jornalismo e mesmo assim não sei se conseguirei exercer esse papel, pois sei o quanto é dificil e ainda mais pra uma mulher (não sou machista, mas infelizmente, os outros sim).
Talvez eu ainda não saiba o que quero seguir no jornalismo. Semestre passado estava muito nova para trabalhar e querendo aproveitar a vida universitária, mas neste, percebo que já estou há 1 ano na universidade, quero aprender e fazer muitas coisas e espero descobrir logo o que devo seguir para já ir planejando o meu futuro, que por mais que não seja como o esperado, eu já esteja preparada para o que vier.

Um comentário:

Isabela Ribeiro disse...

Priiiima, teu blog é ótimo.
Não sei pq essa vergonha.
hahaha parabéns, eu sei que isso vai dar em casamento.. e não fique preocupada,vocês nasceram um para o outro, e torço pelos séculos que vocês hão-de ficar juntos.
Hum. . hehe prima amo, maaas não sei vale a pena, aliás eu sei que não vale, acho que da ultima vez que conversamos ficou claro o que eu sentia,porém a nossa conversa foi quase como um fim,sabe..
é a vida,se for pra ficarmos juntos,um dia ficaremos.
Obrigadaaa Biiia, te amo.
beijão :*